Festival Regional Sesi de Robótica conhece campeões em MS e classifica para fase nacional


A primeira vez a gente nunca esquece! O Festival Regional Sesi de Robótica, realizado de forma inédita em Mato Grosso do Sul, premiou neste sábado (29/11) as equipes campeãs em duas modalidades e marcou a culminância da jornada da educação tecnológica para estudantes de escolas públicas de cinco municípios do Estado.

O festival reuniu mais de 360 alunos de 38 escolas da Rede Sesi e de instituições públicas no ginásio Moreninho, em Campo Grande. Além de troféus e medalhas, o evento distribuiu vagas na fase nacional, que será disputado em março de 2026 em São Paulo (SP).

Na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLLC), a equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, teve o desempenho mais equilibrado entre todas as categorias de avaliação e ficou com o Champions Award, o principal prêmio do dia.

A aluna Maria Luisa da Silva Lopes resume o sentimento de gratidão da equipe pelo resultado.

"A gente trabalhou muito para chegar até aqui e conseguir esse prêmio. É a quarta vez que a gente consegue, então é muita luta, tentando mudar e melhorar para sempre conseguir mais. E a gente fica muito grato pelo apoio das pessoas em volta, principalmente dos nossos técnicos que nos ajudaram a chegar até aqui. E agora é rumo ao nacional", disse.

Core Values: valores fundamentais colocados em prática

Outra premiação de destaque é a Core Values, os valores fundamentais da FLLC. O prêmio distingue a equipe que compete de forma amigável e cooperativa com as demais. A CapiTech, da Escola Sesi de Campo Grande, faturou o troféu.

"O Core Values representa o trabalho em equipe, a união, e é isso que nós estamos construindo com a CapiTech. Estamos construindo isso com esse time, levando os valores para além da competição. O que aprendemos é mais importante do que aquilo que ganhamos. Ficamos muito felizes por esse prêmio", disse o técnico da equipe, Wesley Sarati.

Quem surpreendeu na FLLC foi a SGO Tech, formada por alunos de várias escolas públicas de São Gabriel do Oeste. Em seu primeiro ano na robótica, a equipe faturou dois prêmios oficiais: técnico/mentor destaque, com o professor André Gregolim, e finalista da categoria Core Values.

"O sentimento é indescritível. A gente se sente muito grato, porque os alunos estão conseguindo participar de algo único. Isso vai inspirar outras crianças no município, outras escolas. É um projeto que só tem a crescer. Agradeço a todos os pais que deram apoio e ao pessoal do Sesi", disse o professor André.

Final com virada épica e desempate em partida extra

Na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), teve emoção de sobra na partida que definiu o campeão da aliança. De um lado, a aliança azul formada pela Tech Vikings (Naviraí) e pela CapiTech (Campo Grande). De outro, a aliança vermelha com Tera Robotics (Três Lagoas) e XMachine (Salvador-BA).

A aliança azul venceu a primeira partida com folga, mas a aliança vermelha se recuperou no duelo e empatou o confronto. Na partida que definiria o campeão, o empate em pontos forçou uma partida extra. Apenas no quarto duelo é que o campeão foi conhecido: a aliança vermelha, em uma das finais mais emocionantes dos festivais de robótica promovidos pelo Sesi.

Em seu primeiro ano na Tera Robotics, Nathan Wander contou que viveu uma montanha-russa de emoções na final, e agradeceu o apoio das outras equipes no momento em que a equipe três-lagoense teve mais dificuldade.

"Quando deu empate, fiquei em choque. Nossas baterias boas tinham acabado, não sabia o que fazer. Graças a Deus, a Mega Mentes (Dourados) ajudou, trouxeram bateria para a gente. A XMachine também ajudou bastante, então estou muito feliz com tudo isso", explicou,

"Estamos muito felizes participando desse grande festival aqui no Mato Grosso do Sul. Nossa equipe faz parte da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon e já tem seis anos participando dos torneios da FIRST. Queremos chegar em Salvador para fazer uma grande festa e comemorar com todos", concluiu o técnico da XMachine, Osvaldo Mattos.

Resultados do Festival Regional Sesi de Robótica 2025 - etapa Mato Grosso do Sul

FIRST Tech Challenge (FTC)
Aliança finalista 
Tech Vikings (Naviraí) e CapiTech (Campo Grande)

Aliança vencedora
XMachine (BA) e Tera Robotics (Três Lagoas)

Alcance
CapiTech

Design
Tech Vikings

Pensamento criativo 
Tupitech (Corumbá)

Inspiração
XMachine (BA)

Classificadas para a fase nacional (5 a 8 de março de 2026 em São Paulo)
XMachine (BA)
Tera Robotics (MS)
Tech Vikings (MS)

FIRST LEGO League Challenge (FLLC)

Prêmios extraoficiais

Estrela em ascensão 
Ottotech (Maracaju)

Desafio do Robô 
Tech Vikings

Prêmios oficiais
Técnico/mentor destaque
André Gregolim (SGO Tech - São Gabriel do Oeste)

Desempenho do Robô 
Tech Vikings

Design do Robô 
Finalista - Mega Mentes (Dourados)
Vencedora - Tupinambótica (Corumbá)

Projeto de Inovação
Finalista - Big Mechs (Dourados)
Vencedora - Guardiões do Templo (Três Lagoas)

Core Values
Finalista - SGO Tech 
Vencedora - CapiTech

Champions Award (Classificadas para a fase nacional)
2a. Finalista - Alphadroid's (Aparecida do Taboado)
Finalista - Tera Robotics 
Vencedora - Tech Vikings

Suplentes para fase nacional 
Tupinambótica 
Mega Mentes 
Guardiões do Templo






Veja também


Fique por dentro das principais notícias.