Recordista mundial, Yeltsin Jacques distribui autógrafos e compartilha conquistas com alunos da Escola Sesi


Foi com muita empolgação e emoção que os alunos das escolas Sesi de Mato Grosso do Sul, receberam o recordista mundial, Yeltsin Jacques, na série de visitas realizadas nas unidades do interior e da Capital. Bicampeão paralímpico, atleta Sesi e padrinho da Corrida do Pantanal, o sul-mato-grossense iniciou as viagens na última quinta-feira (29/01) e foi acolhido pelas crianças para fotos, sessão de autógrafos, além de palestra inspiracional para quem está começando no esporte. 

A última grande conquista de Jacques foi ser imortalizado no Guinness World Records 2026, o Livro dos Recordes, com os 1,5 mil metros mais rápido da história. O feito é justamente a grande novidade a ser compartilhada com os alunos. 

“Este ano está sendo mais do que especial. No ano passado, estive aqui mostrando as medalhas de Paris, que foi justamente onde conquistei o recorde mundial, e agora estou aqui para mostrar que fomos imortalizados no Guiness Book. Sou o atleta mais rápido do mundo na prova de 1,5 mil metros. As crianças adoram. Eu estou muito feliz de poder estar apresentando isto para eles. Também trouxe as medalhas do campeonato mundial, que foram conquistadas no ano passado em Nova Deli, na Índia. Então, conto para eles toda essa experiência. São 19 países ao longo de uma carreira. Então, pude aprender muito, trago muita coisa para ensinar e trocar”, destacou o atleta durante visita na Escola Sesi de Campo Grande, nesta segunda-feira (02/02).

Para a gerente de Educação do Sesi, Paula Nudimila, a visita é de suma importância, já que o Sesi tem como um dos pilares do processo pedagógico o desenvolvimento por meio do esporte. “Ter contato com um paratleta deste nível é incentivar estas crianças não só a prática do esporte, mas reconhecer tudo que o esporte pode proporcionar na vida, como a constituição de valores e princípios, além do desenvolvimento de atividades relacionadas a fatores psicossociais e emocionais”, explica.

Aluno da Escola Sesi e jogador de vôlei, Igor Marcelo Hayashi afirma que Yeltsin é uma grande inspiração. “Eu acredito que como atleta seja muito importante por conta da resiliência e da dedicação que são necessárias para a prática esportiva e que o Yeltsin nos demonstra com a sua experiência, mesmo diante de adversidades. É a dedicação de uma vida que nos inspira enquanto atletas”.   

Entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro o atleta passa pelas escolas Sesi das cidades de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Campo Grande, Maracaju, Naviraí e Dourados. Após as visitas, ele segue para um período de treinamento em altitude na Colômbia durante quarenta dias. O calendário do ano promete ser mais tranquilo, com disputas na Europa e no Brasil nos próximos meses.






Veja também


Fique por dentro das principais notícias.